Cidade

Prefeitura entrega nova Unidade de Acolhimento para infância

Por Redação em às | Foto: Divulgação

Foto: Betto Jr./Secom

 

 

O prefeito Bruno Reis (DEM), entregou nesta segunda-feira (6) uma nova Unidade de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes. De acordo com o gestor, a prefeitura vem se esforçando para ampliar sua rede de assistência na área social.

A entrega do espaço de acolhimento de hoje vai atender crianças e adolescentes até 18 anos, encaminhadas para essa rede de proteção através da Vara da Infância e Juventude, que necessitam de acolhimento e acompanhamento social para serem reintegradas a sociedade. A instituição vai receber, hoje, 20 crianças e adolescente, dez do sexo masculino e dez do feminino. A meta da prefeitura é inaugurar mais duas unidades na gestão, chegando a 120 vagas.

Administrada pela Fundação Cidade Mãe (FCM), a estrutura fica na Rua Gersino Coelho, no bairro de Matatu de Brotas. A presidente da Fundação, Isabela Argolo,  ressaltou que os internos estão em medida protetiva, mas não restritos de liberdade. De acordo com a presidente, os jovens tem liberdade de ir e vir. ”Eles tem liberdade pra entrar e sair, ir para a escola, eles saem para a praia, vão para o parque, passeiam”, salientou.

 

“Nós temos toda uma equipe multiprofissional formada por educadores, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, que acompanha essas crianças em todo esse trato, para que eles possam viver a sua infância e a sua adolescência da melhor forma possível”, disse Isabela Argolo.

Durante uma coletiva de imprensa, a presidente da FCM esclareceu como é feito o tratamento para crianças abaixo da idade permitida nas Unidades de Acolhimento.

“As crianças de zero a seis anos, ao invés de serem encaminhadas pra um acolhimento institucional, elas são encaminhadas pro acolhimento familiar, onde apenas a Fundação Cidade Mãe Salvador desenvolve esse serviço. Famílias que são previamente selecionadas são preparadas, treinadas, avaliadas com relação a sua condição e no momento em que surgem crianças nesse perfil são direcionadas pra essas casas”, pontuou.

 

 

Relacionadas