Cidade

Junho Lilás: Prefeitura oferece teste do pezinho em 149 postos de saúde em Salvador

Procedimento detecta precocemente seis doenças 

Por Redação em às | Foto: Divulgação

 

Os recém-nascidos de Salvador contam com a oferta gratuita do Teste do Pezinho em 149 postos de saúde. No primeiro trimestre deste ano, a Secretaria Municipal da Saúde contabilizou mais de 6 mil pequenos foram contemplados com o serviço na rede municipal. 

 

O procedimento deve ser realizando, preferencialmente, entre o 3º e 5º dia de vida e sempre após 48 horas da primeira amamentação/alimentação do recém-nascido. Na capital, o teste é oferecido nas unidades de saúde, de segunda à sexta-feira, das 08h ás 17h. 

 

Ao todo, seis doenças são detectadas de forma precoce com o exame, são elas: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. 

 

Neste mês é celebrado o “Junho Lilás”, mês de conscientização para que a população e os profissionais de saúde sobre a relevância e a obrigatoriedade da triagem neonatal. “O teste do pezinho é de extrema importância para a saúde e qualidade de vida das crianças, sendo uma das principais maneiras de diagnosticar doenças metabólicas, genéticas, endócrinas e infecciosas, de forma precoce, antes mesmo de aparecerem os primeiros sintomas”, explica Abdon Brito, coordenador da Atenção Primária à Saúde da SMS.

Relacionadas