Cidade

Operação combate venda de bebidas alcoólicas adulteradas em Salvador

Por Redação em às | Foto: Divulgação

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) deu início, nesta segunda-feira (6), a uma operação conjunta com a Polícia Civil, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e a Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa) para fiscalizar estabelecimentos suspeitos de comercializar bebidas alcoólicas falsificadas ou contaminadas na capital baiana.

Batizada de “Bebidas Etílicas”, a ação busca identificar produtos que possam representar riscos à saúde da população e garantir a segurança do consumidor.

O primeiro local inspecionado foi uma fábrica e ponto de venda de bebidas localizado no bairro de Ilha Amarela, no Subúrbio Ferroviário. Durante a vistoria, foram coletadas amostras para análise e o Procon-BA autuou o responsável pelo estabelecimento por manter produtos vencidos e por falhas nas condições de produção e armazenamento.

Em outra etapa, realizada em Nova Constituinte, no bairro de Periperi, as equipes encontraram 24 garrafas de uísque com indícios de falsificação, além de tampas, rótulos e lacres utilizados para adulterar as embalagens. O material foi apreendido e encaminhado ao DPT, enquanto o morador do imóvel prestou depoimento na Delegacia do Consumidor (Decon).

A Polícia Civil também realizou fiscalizações na Feira de São Joaquim, com apoio da Vigilância Sanitária Municipal, da Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Ordem Pública (Semop).

Nas ações dos dias 3 e 4 de outubro, foram apreendidas diversas garrafas de bebidas destiladas e galões com líquidos de origem desconhecida, que foram recolhidos para perícia técnica.

Relacionadas