Prefeitura oferece serviços e apoia a participação de empreendedoras na Expo Favela
Por Redação em às | Foto: Divulgação

Fotos: Otávio Santos/ Secom PMS
Texto: Priscila Machado/ Secom PMS
Até este sábado (25), a Expo Favela Innovation Bahia está reunindo empreendedores, poder público, investidores, parceiros e a comunidade na Fábrica Cultural, no bairro da Ribeira, com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo e a inovação de favela. O evento conta com mais de 100 empreendedores, 50 pessoas competindo para ir a São Paulo representar a Bahia durante a edição nacional, além de rodadas de negócios, palestras, recitais e shows. A entrada é gratuita, com ingressos adquiridos pelo Sympla.
A Prefeitura de Salvador apoia o evento por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec) e da Secretaria Municipal de Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). Em sua terceira edição, a Expo Favela é realizada pela Favela Holding, Central Única das Favelas Bahia (Cufa Bahia) e Projeto Resgaty, com curadoria da Escola de Negócios da Favela e produção da Startei e Patativa.
O SAC do Empreendedor está presente no local para atender os empreendedores, tirando dúvidas e realizando serviços voltados aos Microempreendedores Individuais. Entre os serviços disponíveis, é possível imprimir o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), fazer a formalização como MEI, regularizar o CNPJ e realizar o parcelamento de dívidas.
“A Prefeitura teve um papel muito importante na vinda da Expo Favela para a capital, porque, sem esse apoio, não conseguiríamos fazer aqui. Nós conseguimos fazer uma bonita entrega, pensando não só no público empreendedor, mas também nas pessoas que estão visitando. Estamos contando com a participação das mães atípicas, pensando na diversidade e na pluralidade dos empreendedores”, afirmou Márcio Lima, presidente da Cufa na Bahia.
Expositora da feira, Edijeã Sanfront, 42 anos, aproveitou a oportunidade para tirar uma dúvida. “A atendente me explicou como imprimir o cartão CNPJ para que eu tenha acesso ao microcrédito. Foi uma informação importante para que eu possa dar novos passos para a ampliação do meu negócio.”
Além do SAC do Empreendedor, há também um estande do AfroBiz Salvador no local para que os empreendedores possam contar com todo o suporte profissional para a gravação e divulgação de pitches dos seus negócios.
“Estamos felizes em poder apoiar e participar da Expo Favela, que é um evento de grande importância, não só a nível local, mas também nacional e internacional. Nos anos anteriores, o evento não ocorreu aqui, então trazer este ano para a capital, nesse espaço, que já é um grande celeiro de negócios para a Cidade Baixa”, destacou Chicco Assis, diretor de Cultura da Secult.
A diretora de Empreendedorismo e Afronegócios, Maylla Pitta, frisou que que a Expo Favela é o maior evento de inovação e empreendedorismo de favela do Brasil.
“Acho que é muito importante Salvador estar recebendo um evento nessa dimensão, atraindo empreendedores e empreendedoras periféricas da Bahia para a capital. A participação da Prefeitura, por meio do Empreenda Salvador, é absolutamente necessária, porque fortalece essa rede de relacionamento com os empreendedores e a conexão com outras experiências para aprimoramento das políticas públicas. Estamos com esse estande do SAC do Empreendedor, disponibilizando esses serviços gratuitos, e logo mais teremos uma palestra sobre educação financeira”, contou.
Empreender é com Elas – Mães atípicas e demais microempreendedoras que fazem parte do projeto Empreender é com Elas, da Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD), também estão expondo os seus produtos na Expo Favela. Ao todo, 24 mães de crianças com autismo e outros transtornos ou deficiências estão participando, comercializando acessórios, produtos artesanais, religiosos, geleias, compotas, geladinhos, abarás temperados e sequilhos.
“Para nós, esse é um momento único, uma oportunidade nova que nos foi dada, e as expectativas sempre são as melhores. Estamos aqui buscando não só vender, porque a feira é também um espaço para fazer novos contatos, novos alinhamentos e também ter um momento de descontração e diversão. É um evento que nos tira do lugar, de ser apenas cuidadora, para ser alguém que está sendo vista e cuidada”, contou Nadja Teles, que está expondo bolsas e canecas personalizadas, além de produtos de papelaria.
