Cidade

SECIS recolhe 146 kg de resíduos poluentes durante a mobilização “Praia Massa é Praia Limpa”

Por Redação em às | Foto: Divulgação

A mega ação de limpeza da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), por meio do projeto “Praia Massa é Praia Limpa”, recolheu 146 quilos de resíduos sólidos poluentes na praia da Boa Viagem, Cidade Baixa da capital baiana, no SECIS recolhe 146 kg de resíduos poluentes durante a mobilização “Praia Massa é Praia Limpa” na Boa Viagem sábado (11). Os itens mais dispensados de forma incorreta pelos banhistas foram: tampas de metal (611), tampas de garrafas plásticas (286) e bitucas de cigarro (251). 

 

Para reduzir os números, a SECIS instalou um “Papa Plástico”, ponto de coleta de resíduos plásticos no local e, em breve, outras duas praias de Salvador serão contempladas com o equipamento. O objetivo é combater resíduos sólidos, incluindo os detritos marinhos, bem como incentivar a população sobre a importância da preservação de ambientes marinhos. 

 

A titular da pasta, Marcelle Moraes, destaca que a mobilização provoca o senso coletivo ambiental do cidadão para conservar a natureza e minimizar os impactos da ação humana nas praias e oceanos.  “Essas iniciativas visam contribuir para que os soteropolitanos despertem para a urgência de preservação dos oceanos e das vidas marítimas. Temos o propósito de dar continuidade durante o ano e estamos buscando apoio para que se tornem ações constantes em nossa cidade, que é reconhecida por suas praias incomparáveis”, considera.

 

Praia Massa é Praia Limpa

 

Comprometido principalmente com o ODS 14 – Vida na água, a primeira edição do “Praia Massa é Praia Limpa” foi realizada em 2021 nas praias do Parque Marinho da Barra, Porto da Barra e Praia do Farol e contou com a presença de estudantes, professores, comerciantes, empresários e entusiastas do assunto. Na ocasião, o evento contou com 172 participantes, sendo coletados 320kg de resíduos.

 

Papa Plástico

 

O Papa Plástico, sustentado pelo Planejamento Estratégico da Prefeitura Municipal de Salvador e pelo Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, propõe criar pontos de coleta de resíduos com formato alusivo a um peixe, em praias da cidade de salvador, visando promover a consciência ambiental marinha na população.

 

O objetivo é conscientizar e sensibilizar a sociedade para a importância do descarte correto de resíduos plásticos e como eles podem afetar e prejudicar, não somente o sistema ambiental, mas também o sistema econômico, turístico e produtivo, tornado, dessa forma, as praias mais limpas, sustentáveis e atrativas.

Tartarugas marinhas

 

Nessa quinta-feira, 16 de junho, é celebrado em todo planeta o Dia Mundial das Tartarugas Marinhas. Esses animais que fazem parte do bioma marinho soteropolitano, são um dos mais prejudicados com o lixo descartado nas praias.

 

“Infelizmente, as tartarugas acabam confundindo materiais plásticos e outros lixos descartados como alimentos. Isso acaba mutilando os animais e muitas vezes causando a morte. Ao tornar nossa praia mais limpa, também estamos promovendo a preservação desse importantes animais do nosso bioma”, explicou Marcelle.

Relacionadas