Cultura

Cmei em Pituaçu ganha arte em grafite produzida pela comunidade

Por Redação em às | Foto: Divulgação

O Centro Municipal de Educação Infantil José Maria de Magalhães Neto, situado na Avenida Netuno, em Pituaçu, ganhou uma obra de arte nos muros da instituição, através de uma ação de grafite. A iniciativa, promovida no último fim de semana pela comunidade, em parceria com o Projeto Semei Felicidade, tem como objetivo tornar a área ao redor da unidade de ensino em um local mais belo, limpo e organizado para o uso coletivo. 

 

Moradora da comunidade há quase 40 anos, Vera Lúcia Martins foi uma das que abraçou a ideia. “Tínhamos problema com lixo, então decidimos melhorar o entorno da escola. Colocamos pneus para proteger as plantas, e como vimos que ficaram no lugar, tivemos a ideia de pintar e grafitar o muro, mostrando para as pessoas que esse é um lugar que precisa ser preservado e cuidado”. 

 

Grafiteiro convidado, Eder Muniz, também conhecido como Calango, disse que a ação aproximou a comunidade dos artistas - 16 no total - que vieram de áreas periféricas dar sua contribuição através da arte. “O grafite é uma arte democrática. Então, se fazer presente no espaço público em uma comunidade que luta pelo meio ambiente é muito simbólico, e o grafite faz isso nas ruas. Só essa troca entre os artistas e a comunidade, interagindo e reconhecendo o valor, gera uma energia de cuidado com o bairro”. 

 

A vice-gestora do turno matutino, Verônica Cedraz, aprovou a ideia do grafite, que serve como uma identificação para a creche. “O bairro é potente, cultural, muito vinculado ao Parque de Pituaçu e a gente tem um muro muito grande, mas que não comunicava com a educação infantil, o fazer pedagógico. Aí o projeto, de forma independente, buscou formas de ajudar a creche a fazer a ambientação, dialogando com a gente”. 

 

A arte tem o tema “Educação Infantil, a cultura da infância e o meio ambiente” e, segundo Verônica, "tornou o Cmei uma escola mais colorida, mais bonita, com cara de infância, que retrata a educação infantil e nossa identidade. Somos gratos ao projeto Semei Felicidade e a todos os parceiros por isso”, completou. 

 

Aluna do Grupo V, a pequena Geovana Avila, de cinco anos, era só felicidade ao ver o muro da escola com nova roupagem. “Eu achei muito legal. Agora a escola ficou mais bonita, dá para tirar foto, fazer vídeos. Eu amei”.  

Relacionadas