Cultura

Júlio Caldas Trio se apresenta desta terça (23)

Por Redação em às | Foto: Divulgação

O Projeto Segundas do Chorinho realiza programação dupla em comemoração ao Dia Nacional do Choro de 2024, nas duas Varandas do SESI – Rio Vermelho e Casa Branca, no exato ano em que o choro passa a ser reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil.

A primeira será na noite de 22 de abrilsegunda-feira, às 20h, em edição especial do projeto “Segundas do Chorinho”, na Varanda do SESI Rio Vermelho. A segunda será na própria “data oficial”, – 23 de abril – terça-feira, a partir das 19 horasna Varanda do SESI Casa Branca em Caminho de Areia.

As apresentações serão capitaneadas pelo Julio Caldas Trio, formado por Julio Caldas (bandolim), Eduardo Brandão (violão 7 cordas) e Tadeu Maciel (pandeiro), com participações especiais de amigos chorões que sobem espontaneamente ao palco onde, juntos, formam as rodas de choro e interpretam clássicos do chorinho brasileiro.

Esse ano as comemorações serão dedicadas ao saudoso Hélio Gazineo, excelente músico e amante do choro, que nos deixou recentemente.

Na Varanda do SESI Rio Vermelho tem couvert por R$30,00 – e é aconselhável fazer reserva de mesa pelo telefone (71) 9.9160-9140. 

Na Varanda do SESI Casa Branca tem ENTRADA FRANCA.

O Projeto é uma parceria Hessel & Siri Produções e o Centro Cultural SESI Rio Vermelho / FIEB. 

23 de abril  Dia Nacional do Choro – A data foi criada como homenagem ao que se acreditava ser a data de nascimento de Pixinguinha. Ela foi confirmada, oficialmente, em 4 de setembro de 2000, quando foi sancionada a lei originada por iniciativa do bandolinista Hamilton de Holanda e seus alunos da Escola de Choro Raphael Rabello. Em novembro de 2016, entretanto, descobriu-se que a verdadeira data de nascimento do compositor é 4 de maio de 1897 e não 23 de abril de 1897, como se acreditava. Apesar disso, a data de comemoração do estilo musical criado pelo artista permaneceu inalterada.

PIXINGUINHA  127 anos do Mestre – Alfredo da Rocha Vianna Filho, conhecido como Pixinguinha, foi um Maestro, flautista, saxofonista, compositor e arranjador brasileiro. Pixinguinha é considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira, contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva.

Serviço:
O que: Dia Nacional do Choro em Dose Dupla
Dia 22/04/24: Segunda-feira – às 20 horas, no Projeto ‘Segundas do Chorinho’
Valor: Couvert por R$ 30,00
Onde: Varanda do SESI Rio Vermelho
Endereço: Rua Borges dos Reis, 09 – Rio Vermelho

Dia 23/04/24: Terça-feira – às 19 horas
Valor: Entrada Franca
Onde: Varanda do SESI Casa Branca
Endereço: Av. Caminho de Areia, 1454 – Caminho de Areia
Parceria: Hessel & Siri Produções e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.
Informações e Reserva de Mesa: Whatsapp: 71 9.9160-9140

Relacionadas