Cultura

Quabales, Jammil e Uma Noites e Circo Picolino movimentam primeiro fim de semana do Festival da Primavera

Por Redação em às | Foto: Divulgação

O feriado de 7 de setembro deu início à 10ª edição do Festival da Primavera, que celebra a chegada da estação das flores e o início da alta temporada de turismo em Salvador. No sábado (7), a primeira edição do Festival Quabales da Primavera agitou a Rua Aurelino Silva, no Nordeste de Amaralina, com um evento gratuito que trouxe música, arte, cultura e gastronomia.

Dirigido por Marivaldo dos Santos e Fernanda Mello, o festival contou com apresentações da Quabales Banda, Baile Favellê e artistas convidados como Makonnen Tafari e Raça Pura. O público também pôde aproveitar uma feira de artesanato, stand-up comedy, espaço infantil, exposição de carros antigos e uma projeção fotográfica narrando a história da rua.

No fim da tarde de domingo (8), a banda Jammil e Uma Noites fez uma apresentação pra lá de especial para gravação de audiovisual na Ponta de Humaitá, em um evento que contou com participações especiais das bandas Olodum e Filhos de Jorge, além dos cantores Jau, Robson Morais e Jhaca, e da dupla sertaneja Bruninho e David. Parte do projeto “Vamos Ver o Pôr do Sol”, o evento celebrou o dia de Nossa Senhora do Monte Serrat e lançou o Selo Eco Amigo, voltado para promover ações sustentáveis. Uma feira de rua completou a programação com produtos de empreendedores locais e iniciativas de reciclagem e energia solar.

Ainda no domingo, o projeto "A Praça do Circo" movimentou o Circo Picolino, oferecendo oficinas de acrobacias e malabarismo, produção de caxixi, além de shows musicais e uma feira de artesanato e gastronomia. O cantor Gabriel foi uma das atrações que animaram o público, seguido do espetáculo circense “DAQUI”, integrando alunos, parceiros e artistas locais na Avenida Otávio Mangabeira, em Pituaçu.

Festival – O Festival da Primavera segue até 29 de setembro, com uma programação diversa que inclui shows, teatro, esportes, feiras de rua e apresentações de poesia. O evento é financiado pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) e pelo Edital Territórios Criativos, com recursos da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Prefeitura de Salvador e a Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal. A programação completa pode ser conferida no site https://festivaldaprimavera.salvador.ba.gov.br/.

Relacionadas