Rio de Contas retoma, em grande estilo, realização de Encontro de Sanfoneiros
Por Redação em às | Foto: Divulgação
Rio de Contas, localizada a 618 km de Salvador na Chapada Diamantina, retoma o Encontro de Sanfoneiros após cinco anos. A segunda edição do evento acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro, tendo como anfitrião o cantor e compositor Del Feliz, que também é o padrinho do evento.
O festival contará com a presença de renomados artistas da cultura regional brasileira, incluindo sanfoneiros e acordeonistas de destaque no cenário forrozeiro nacional e internacional, como Mestrinho, Mestre Gennaro, Chambinho (conhecido por interpretar Luiz Gonzaga no cinema), Flávio Leandro, Nonato Lima, Verlando (da banda Flor Serena), e a cantora paulista Mariana Aydar, que trará um repertório enraizado na cultura nordestina. Além disso, Piazzito acrescentará o toque da sanfona sulista, promovendo um intercâmbio de diversidade sonora.
Além dos shows, que acontecerão em um grande palco na Praça do Landim, o evento oferecerá uma programação diversificada com workshops de instrumentos musicais, apresentações culturais, feiras de artesanato e economia criativa com produtos da agricultura familiar, rodas de conversas e outras atividades. A presidente da Funarte, Maria Marighella, é uma das convidadas do evento.
Para garantir a inclusão, os shows e rodas de conversas contarão com monitores de acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD) e intérpretes de libras para tradução simultânea. O evento será transmitido ao vivo no canal oficial do cantor Del Feliz no YouTube. Del Feliz destaca a importância do evento como uma celebração cultural inclusiva e diversa.
A organização do Encontro de Sanfoneiros é feita em parceria com empresários locais, liderados por Soraya e Luciano Pierote, pais de Lucianinho, mentor do evento que faleceu em 2021. A Enredo Produções de Del Feliz, responsável pelo festival em Riachão do Jacuípe, também participa da organização.
Del Feliz, que recebeu o título de cidadão rio-contense no ano passado, expressa seu orgulho e expectativa de que o Encontro de Sanfoneiros se estabeleça no calendário cultural do município, contribuindo para que Rio de Contas se torne um destino turístico de destaque na Chapada Diamantina.