Notícias

Mini UPAs realizam 3.150 atendimentos nos primeiras cinco dias de funcionamento em Salvador

Por Redação em às | Foto: Divulgação

As quatro Mini UPAs implantadas pela Prefeitura de Salvador para reforçar a rede de urgência e emergência da capital realizaram 3.150 atendimentos nos primeiros cinco dias de funcionamento.

Cerca de 90% dos pacientes que procuraram os serviços apresentavam sintomas gripais. As unidades também realizaram testes rápidos para covid-19.

Cada Mini UPA é composta por cerca de 80 profissionais entre médicos, enfermeiros, assistente social, farmacêutico, nutricionista, técnico de enfermagem e demais trabalhadores. As unidades têm a capacidade de atender juntas cerca de mil pessoas por dia.

Os locais são administrados pela Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde (FABAMED), Organização Social que possui expertise no gerenciamento e operacionalização desse tipo de unidade. 

De acordo com o coordenador médico das unidades, Ikaro Fritella, as Mini UPAs estão ajudando a desafogar o fluxo de pacientes das UPAs e Gripários da cidade. 

“Tivemos uma movimentação significativa de pacientes, inclusive no final de semana, e isso tem auxiliado a reduzir a pressão nas UPAs e nos Gripários. Temos profissionais qualificados para prestação da assistência e, até o momento, cerca de 99% dos acolhimentos são resolvidos nas próprias unidades, sem a necessidade de transferência para unidades de maior complexidade”, explicou o médico.

Relacionadas