Notícias

Ação do CCZ vacina cães e gatos através da busca ativa em Paripe

Por Redação em às | Foto: Divulgação

O Centro de Controle de Zoonones (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu, na manhã de  ontem  (16), a vacinação itinerante de cães e gatos no bairro de ParipeParipe, no Subúrbio Ferroviário. Conforme divulgou a prefeitura, nove equipes de agentes  do órgão partiram da Praça João Martins em direção às ruas adjacentes, onde visitaram casas de moradores da região. Ainda conforme a pasta,  somente nesta ação,  uma média de 100 animais foram imunizados.

Segundo a chefe do setor de Vigilância e Controle da Raiva Animal e veterinária do CCZ, Danielle Dantas, essas ações são feitas após a campanha de vacinação, como forma de vacinar os animais que não estavam na idade para serem vacinados ou que, por algum motivo, o tutor não conseguiu levar para vacinar. Além disso, é dada prioridade aos distritos que não atingiram a meta durante a campanha.

 

Além da vacinação, os agentes também fazem uma ação educativa, de forma a explicar aos cidadãos a importância da vacinação contra raiva e dos cuidados contra a esporotricose, uma micose que pode causar a doença em gatos e seres humanos. A enfermidade pode ser prevenida com a castração dos animais, além de mantê-los dentro de casa, e separando os gatos doentes dos demais para evitar a transmissão.

 

Relacionadas