Notícias

Guarda Municipal já distribuiu 15 mil máscaras nos pórticos da Barra

Por Redação em às | Foto: Divulgação

Com a instalação dos três pórticos na Barra pela Prefeitura para orientar as pessoas em relação às medidas de enfrentamento à Covid-19, a Guarda Civil Municipal (GCM) já distribuiu 15 mil máscaras desde 28 de janeiro passado, quando foi iniciada a ação. A quantidade chamou a atenção do diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da GCM, Maurício Lima, pois a distribuição é feita apenas para as pessoas que passam pelos portais sem o uso do dispositivo de proteção.

“Não imaginávamos distribuir essa quantidade, porque acreditamos que, nesse momento, todos já tenham conhecimento pleno das medidas de proteção da pandemia e o uso da máscara é o básico, fundamental. Nenhuma pessoa deveria estar saindo de suas casas para frequentar um local público sem fazer o uso delas", afirmou.

Lima aproveitou o momento para pedir que as pessoas tenham essa preocupação e fiquem atentas ao uso da máscara. “É uma ação básica e fundamental para que haja um nível de controle da pandemia e que as pessoas possam permanecer em local público com um pouco mais de segurança”.

Resultados – Desde a implantação dos três portais na Barra (na altura do Barra Center, no Farol e no Porto), a GCM vem registrando resultados positivos da ação. Algumas aglomerações que estavam ocorrendo no calçadão deixaram de existir, houve uma redução no fluxo de pessoas no local e as pessoas passaram a se preocupar mais com a máscara – mesmo aquelas que estavam sem, fizeram o uso após orientação dos guardas.

“No domingo, que era o dia mais crítico, entre as 16h e 19h, realmente houve uma redução, em relação à aglomeração, em torno de 30 a 40%, o que representou efetivo resultado para a operação. O que acompanhamos no primeiro final de semana, que foi de muito sol, se repetiu no último, que foi mais chuvoso. Mantivemos a operação, conforme estabelecido”, contou o diretor.

Atuação – Os agentes da GCM estão de prontidão nos pórticos da Barra de sexta a domingo, das 7h às 19h. Além da distribuição de máscaras e das ações de higienização, os guardas fazem a fiscalização, orientação e, se necessário, coíbem o descumprimento dos decretos municipais no local. 

 

Relacionadas