Notícias

Joceval Rodrigues comemora federação nacional do Cidadania com PSDB

Por Redação em às | Foto: Divulgação

O presidente estadual do Cidadania da Bahia e vereador de Salvador, Joceval Rodrigues, comemorou a decisão do diretório nacional do partido que decidiu pela federação com o PSDB. No total, foram 56 votos a favor da formação da aliança com os tucanos e outras sete abstenções.

De acordo com Joceval Rodrigues, a aliança firmada com um dos principais partidos políticos do país demonstra a relevância do Cidadania na atual conjuntura política do país. 

O parlamentar afirma ainda que ambas as siglas apresentam aspectos éticos e ideológicos comuns para o desenvolvimento do país e estados.

Com a aliança, Cidadania e PSDB formarão um dos quadros mais competitivos do país para as próximas eleições de outubro.

“Foi uma decisão conjunta do nosso colegiado, feita de forma democrática, é que dará muitos frutos. Estamos construindo junto com o PSDB um projeto para fazer o Brasil voltar a crescer, gerando mais emprego e renda para os brasileiros”, afirmou Joceval.

As federações são uma nova forma de aliança entre siglas, instituída pela reforma eleitoral aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado. Como a lei sobre essas alianças é nova, as eleições deste ano serão as primeiras em que o novo formato de acordo entre partidos será possível.

Como funciona a aliança partidária?

Dois ou mais partidos políticos poderão se unir em uma federação, que atuará como se fosse uma única sigla por no mínimo quatro anos. Ao se unirem, as siglas somarão o desempenho de todos os candidatos.

Nas federações, os partidos mantêm seus registros no Tribunal Superior Eleitoral e sua autonomia. Além disso, continuam com seus nomes, siglas e números próprios.

As federações deverão ser aprovadas pela maioria absoluta das direções de cada um dos partidos. Ao solicitar o registro no TSE, eles precisarão ter um programa comum. Durante a legislatura na Câmara e no Senado, as federações funcionarão como um partido, o que será levado em conta, por exemplo, na distribuição de vagas das comissões. As federações podem fazer coligações em eleições majoritárias, mas não as legendas que a integram de forma isolada.

Relacionadas