Notícias

Conselho Regional de Serviço Social realiza visita técnica no Pronto Atendimento do Pau Miúdo

Por Redação em às | Foto: Divulgação

Administrado pela FABAMED, unidade de urgência e emergência apresentou conformidade em todos os processos fiscalizados pelo órgão de classe

Com objetivo de fiscalizar a atuação dos profissionais do Serviço Social do Pronto Atendimento Maria da Conceição Imbassahy, no bairro do Pau Miúdo, uma equipe do CRESS - Conselho Regional de Serviço Social realizou uma visita técnica no posto.

Durante a visita, os técnicos do conselho de classe observam o cumprimento sobre as práticas referentes ao protocolo de serviço social nas unidades de urgência e emergência de Salvador. Administrado pela FABAMED - Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde, unidade de urgência e emergência apresentou conformidade em todos os processos fiscalizados pelo CRESS.

“Nossas equipes atuam sempre com o foco no acolhimento humanizado aos nossos pacientes. Sabemos que a linha de cuidado assistencial vai além do atendimento médico. Verificar aspectos sociais ou de vulnerabilidade desse paciente para prestar um acolhimento integral é fundamental”, explicou a administradora da unidade, Zorilmar Teixeira. 

Papel do profissional do Serviço Social

Identificar, com um olhar sensível, situações de vulnerabilidade de quem chega às unidades de saúde é uma das principais atribuições desempenhadas pelos assistentes sociais. 

Eles verificam ainda se o paciente está em situação de desemprego, preconceito, discriminação e até mesmo passando por situações como violência e exploração de trabalho infantil. 
Outra atuação do serviço social é garantir que todos os pacientes sejam identificados e recebam auxílio da família. “Muitos chegam sem documentos ou até mesmo sem saber nome ou contato deles mesmo ou de familiares. Então nossas equipes atuam para dar esse suporte para esse paciente”, afirmou a coordenadora do Serviço Social do PA Pau Miúdo, Gladys Amorim.

A equipe do serviço social também é responsável por passar informações sobre sepultamento social, em caso de famílias que acabaram de perder um ente e não conseguem pagar pelos custos do funeral.

Relacionadas