Notícias

Agentes Comunitários de Saúde mobilizam moradores da Ilha de Bom Jesus dos Passos no combate ao Aedes Aegypti

Além da atividade de combate ao mosquito, foram realizadas orientações de como eliminar seus criadouros

Por Redação em às | Foto: Divulgação

Os Agentes Comunitários de Saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) Ilha de Bom Jesus dos Passos foram às ruas da comunidade na manhã desta terça-feira (26), com o objetivo de mobilizar a população no combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya.

 

Além da atividade de combate ao mosquito, foram realizadas orientações de como eliminar seus criadouros, e evitar o acúmulo de água parada. “Os profissionais aproveitaram a oportunidade para alertar a população sobre os principais sintomas da dengue bem como seu encaminhamento a USF para tratamento e notificação de casos suspeitos”, explica Jaina Rios, diretora do Instituto Provida e gestora das unidades de saúde das Ilhas soteropolitanas.

 

Com as fortes chuvas nos últimos dias na capital baiana, os agentes têm focado em equipamentos e localidades com grande acúmulo de água, a fim de minimizar os riscos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Durante as inspeções, os profissionais fiscalizaram e trataram os pontos estratégicos da comunidade.

 

As abordagens visam identificar os pontos críticos e eliminar os focos de criadouros num curto espaço de tempo para evitar o crescimento dos casos das arboviroses. Além disso, é realizado um trabalho de conscientização entre comerciantes, moradores e visitantes dos locais com a distribuição de panfletos e cartazes, alertando a população sobre a importância dos cuidados preventivos contra o Aedes.

 

As atividades diárias seguem o cronograma normal atendendo os chamados da população. Para solicitar os serviços prestados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o munícipe deverá entrar em contato por meio do telefone 156 (Fala Salvador).

Relacionadas