Notícias

Resíduos recolhidos no Papa Plástico serão destinados à Casa So+ma

Por Redação em às | Foto: Divulgação

Os resíduos recolhidos nos “Papa Plásticos” situados nas praias de Boa Viagem e Stella Maris serão destinados à Casa So+ma, projeto da startup de impacto socioambiental desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Salvador. Instaladas pela Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), as estruturas têm como principal objetivo despertar a consciência ambiental da população de Salvador de forma lúdica, com o recolhimento de material reciclável. 

 

A titular da Secis, Marcelle Moraes, convocou a população para participar mais ativamente do projeto. “O Papa Plástico tem a função de chamar atenção de forma lúdica para um problema grave. A ideia é que, ao preencher esse lixo em forma de peixe, as pessoas se conscientizem dos danos que causam à vida marinha. Muitos animais se alimentam de resíduos tóxicos para o organismo e acabam morrendo, porque as pessoas se esquecem da obrigação de descartar o lixo de forma correta”, explicou.  

 

A gestora afirmou ainda que já está em fase de estudo de viabilidade a instalação do 3º equipamento em Salvador. A iniciativa também funciona em praias de outras cidades do país, como Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP), Maceió (AL), Imbé (RS) e Areia Branca (RN), e em diversas praias do México, como a do Papagayo, Miramar e Bahía Kino. 

 

Casa So+ma – Para estimular a coleta seletiva junto à população, a Casa So+ma possui um programa de vantagens, através do qual os participantes trocam resíduos recicláveis por pontos, que por sua vez dão direito a cursos, exames, alimentação básica, desconto em supermercados, entre outros benefícios. Os cidadãos podem se cadastrar no programa através do aplicativo So+ma Vantagens, disponível no Google Play ou App Store, ou pelo site https://somosasoma.com.br . 

 

Quem preferir, pode comparecer aos pontos de coleta que funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, e aos sábados, das 9h às 12h, nos bairros de Mussurunga, Cajazeiras, Periperi, Stella Maris, Comércio, Ribeira, Itapuã, Rio Vermelho, Pituba e Imbuí, e na região do Shopping da Bahia.

 

Relacionadas