Política

Caso do tripléx do Guarujá envolvendo Lula é arquivado pela Justiça

Por Redação em às | Foto: Divulgação

 

O processo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o triplex no Guarujá, litoral norte de São Paulo, foi arquivado pela 2ª Vara Federal Criminal de Brasília.A decisão foi tomada na última quinta-feira (27) e partiu da juíza Pollyanna Alves, que atendeu um pedido da Procuradoria da República no Distrito Federal.

 

A procuradora da República, Marcia Brandão Zollinger, enviou uma manifestação à Justiça Federal, alegando prescrição dos crimes que foram atribuídos ao ex-presidente.

A manifestação utilizou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de abril de 2021, que considerou suspeita a atuação de Moro, resultando na anulação da condenação de Lula.

 

Os advogados do ex-presidente emitiram  uma oficial aobre a anulação do caso:

“O encerramento definitivo do caso do tríplex pela Justiça reforça que ele serviu apenas para que alguns membros do Sistema de Justiça praticassem lawfare contra Lula, vale dizer, para que fizessem uso estratégico e perverso das leis para perseguir judicialmente o ex-presidente com objetivos políticos. Um caso sem nenhuma materialidade nem acusação concreta, e apenas com provas de inocência do ex-presidente.

 

O caso foi comandado pelo ex-juiz e atual pré-candidato Sergio Moro (Podemos), que condenou Lula à prisão em 2018.

Relacionadas