Política

Lula e Trump retomam diálogo e discutem tarifas comerciais entre Brasil e EUA

Por Redação em às | Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o líder norte-americano Donald Trump conversaram por videoconferência nesta segunda-feira (6) em um diálogo que durou cerca de 30 minutos. O encontro virtual, descrito pelo governo brasileiro como cordial, teve como principal pauta o pedido de Lula pela retirada da sobretaxa de 50% aplicada pelo governo dos Estados Unidos a produtos do Brasil — medida conhecida como “Tarifaço”.

Segundo o Ministério da Fazenda, a conversa foi considerada “positiva” do ponto de vista econômico. De acordo com o Palácio do Planalto, o contato foi uma iniciativa de Trump, que teria proposto restabelecer um canal direto de diálogo com o presidente brasileiro. Durante o encontro, ambos relembraram a “boa química” do último encontro em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU, e destacaram o desejo mútuo de fortalecer as relações bilaterais.

Lula aproveitou a oportunidade para enfatizar que o Brasil mantém um dos poucos superávits comerciais com os Estados Unidos entre os países do G20, e defendeu que as medidas restritivas impostas pelo governo americano prejudicam o equilíbrio da relação entre as duas economias. Ele afirmou que a conversa representa uma chance de “reconstruir as relações amistosas de mais de dois séculos entre as maiores democracias do Ocidente”.

Durante o diálogo, Trump teria indicado o secretário de Estado, Marco Rubio, para continuar as tratativas com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ambos os presidentes também sinalizaram interesse em se encontrar pessoalmente em breve. Lula sugeriu que o encontro ocorra durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia, e reiterou o convite para que Trump participe da COP30, marcada para 2026, em Belém (PA).

Relacionadas