Política

Covid apenas encurtou vida de vítimas por alguns dias ou semanas, diz Bolsonaro

Por Redação em às | Foto: Divulgação

 

FOTO: REPRODUÇÃO YOUTUBE

 

O presidente Jair Bolsonaro voltou a dar declarações negacionistas sobre a Covid-19 no começo deste mês em entrevista a alemães de extrema-direita.

"Muitas [vítimas] tinham alguma comorbidade, então a Covid apenas encurtou a vida delas por alguns dias ou algumas semanas", disse Bolsonaro.

As declarações  do presidente ocorreeram  no dia 8 de setembro, em entrevista concedida para Markus Haintz e Vicky Richter. Os dois são ligados ao movimento negacionista Querdenken, de extrema-direita da Alemanha.

 

Somente nesta semana, o conteúdo foi publicado por Markus Haintz no YouTube. O presidente não chegou a divulgar o conteúdo   em suas redes sociais.

 

"Uma pessoa na UTI por Covid custa R$ 2.000 por dia. Uma pessoa numa UTI com outras doenças custa R$ 1.000. Então quando uma pessoa mais humilde vai no hospital ela é levada para a UTI porque os hospitais vão ganhar mais dinheiro, então tem uma supernotificação. Isso aconteceu. O número de mortes no Brasil foi superdimensionado", afirmou Bolsonaro sobre os números da pandemia no Brasil.

Ao longo da pandemia, Bolsonaro tem feito insistentes  declarações para diminuir a gravidade da crise sanitária no país.

Na conversa, Bolsonaro voltou ainda a defender o uso do tratamento precoce, pivô do escândalo envolvendo a operadora de saúde Prevent Senior e colocou a CoronaVac em questionamento  ao afirmar que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, teria tomado as duas doses e mesmo assim contraiu a doença.

"Estão vendo agora o ministro Queiroga, que tomou as duas doses da CoronaVac e está infectado? Vivia de máscara e estava infectado. Você pode atrasar, mas dificilmente você vai evitar", disse.

 

Relacionadas