Saúde

Castramóvel de Pau da Lima inicia retorno gradual da marcação presencial

Por Redação em às | Foto: Divulgação

 

Estratégia não contemplará o equipamento móvel do bairro de São Cristóvão

A partir desta segunda-feira (22) o Castramóvel de Pau da Lima inicia o retorno gradual da marcação presencial para realizar o procedimento. Em virtude da pandemia da Covid-19, o acesso ao serviço acontecia apenas através de agendamento via e-mail, com o avanço da vacinação, a Diretoria de Proteção Animal (DIPA) vai realizar a flexibilização.

A medida contemplará nesse primeiro momento, exclusivamente o Castramóvel de Pau da Lima, o equipamento móvel de São Cristóvão mantém os atendimentos via agendamento.

Para a marcação presencial serão ofertadas 10 vagas diárias, das 08h às 13h, o animal deve estar em jejum por 12h e o tutor deve apresentar os seguintes documentos: RG e CPF do tutor, comprovante de residência de Salvador, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.

Com a nova mudança, o cronograma de atendimento no equipamento itinerante de Pau da Lima passa a seguir um escalonamento: serão promovidas as castrações caninas às terças e quintas e as felinas às segundas, quartas e sextas.

Por conta da pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal para não gerar aglomeração. “A castração prolonga a vida do animal e faz o controle populacional. Previne doenças como tumores, a exemplo do câncer de mama nas cadelas ou gatas. O procedimento diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal”, explicou Tainara Ferreira, diretora da Diretoria de Proteção Animal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

 

 

Relacionadas