Saúde

Praça das Mãozinhas recebe feira de saúde para a população negra nesta sexta-feira (26)

Por Redação em às | Foto: Divulgação


 

 

Em mais uma ação alusiva ao Novembro Negro, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove, na manhã desta sexta-feira (26), uma feira de saúde dedicada à população negra, na Praça Marechal Deodoro (Praça das Mãozinhas), no Comércio.

Entre os serviços oferecidos por multiprofissionais da saúde, estão: Aferição de pressão; Testagem pra doenças sexualmente transmissíveis; Orientação nutricional e prevenção de hipertensão, diabetes; Distribuição de preservativos; Práticas integrativas: chás medicinais, aromaterapia, acupuntura; Parceria para impressão do cartão sus, cartão primeiro passo; Orientação prevenção tuberculose, hanseníase; Orientação para Cuidados com doença falciforme; Saúde do homem, saúde LGBTQIA+, saúde da mulher, saúde do idoso, saúde da criança, além de vacinação contra a Covid-19.

A responsável pelo campo temático da Saúde da População Negra, Elenilda Farias, destaca a importância das ações. “Além de ser um momento de celebração desta data tão importante, a ação é uma forma de contribuir na discussão para o combate ao racismo e aumentar o acesso da população aos serviços de saúde”, considera.

O coordenador da Unidade de Acolhimento ao Adulto da SMS, Edmundo Pontes, ressalta a necessidade de promover e facilitar o acesso à saúde. “Em Salvador, onde a maioria da população é negra, o histórico é de luta e superação. A promoção de ações como essa é fundamental para o empoderamento desses cidadãos. Precisamos entender que a população mais pobre necessita cada vez mais de serviços que estejam condizentes com as suas demandas”, justifica.

Relacionadas