Saúde

A distribuição é feita mensalmente na farmácia do Multicentro de Saúde Carlos Gomes

Por Redação em às | Foto: Divulgação

A distribuição é feita mensalmente na farmácia do Multicentro de Saúde Carlos Gomes

Fugir do sol sempre fez parte da vida de Idelmar Muniz Silva, 33 anos. O vendedor ambulante tem albinismo, uma condição genética que se caracteriza pela ausência total do pigmento responsável pela coloração da pele, dos pelos e dos olhos.

Com a pele branca, mais frágil e sensível ao sol, Idelmar precisa redobrar os cuidados. “Sempre uso chapéu, óculos, calça e camisa UV para me proteger. Protetor solar também é um item obrigatório na minha rotina mesmo nos dias mais chuvosos. Já tive queimaduras na pele que demoraram a cicatrizar causadas pelo sol. Me cuido bastante porque sei que sou do grupo de risco para ter câncer de pele”, disse.

Idelmar Muniz Silva é um dos pacientes beneficiados pelo programa da Prefeitura de Salvador que distribui gratuitamente protetor solar para pessoas com albinismo e lúpus na capital baiana. Os itens são retirados mensalmente na farmácia do Multicentro de Saúde Carlos Gomes.

Todos os meses, são distribuídos frascos do protetor solar para os beneficiários do programa, sendo de fator 60 para a população com albinismo e fator 30 para portadores de lúpus que residem em Salvador.

Para ter acesso ao protetor solar, a pessoa com albinismo ou lúpus deve fazer o cadastro na sede da Secretaria Municipal da Saúde, na Rua da Grécia, 3, Comércio. É necessário apresentar original e cópia do relatório médico de até 90 dias, receita médica, identidade, comprovante de endereço dos últimos três meses e cartão do SUS vinculado à capital baiana.

Após o cadastro, o benefício é disponibilizado no Multicentro Carlos Gomes, localizado na Rua Carlos Gomes, 270, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7 às 17 horas.

Câncer de pele -   A estação mais quente do ano também requer o cuidado redobrado com a pele. Isso porque a exposição excessiva aos raios ultravioletas pode causar uma série de problemas à saúde, entre eles, o câncer de pele.

Um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia entre as capitais brasileiras, mostrou que Salvador está entre as 10 cidades do país com o maior número de casos de câncer de pele.

Na Bahia, de acordo com estimativas do Inca - Instituto Nacional do Câncer, em 2020, a taxa de incidência do câncer de pele melanoma chegou a 1,46 casos para cada 100 mil habitantes, incidência considerada como preocupante pelos especialistas.  

De acordo com a médica dermatologista, Maria Elisa, que atua no Multicentro Vale das Pedrinhas explicou que qualquer anormalidade que surja na pele deve ser investigada de imediato pelo profissional especializado.


“Mesmo com a baixa letalidade, o câncer de pele quando diagnosticado de maneira precoce, oferece menor risco de deixar sequelas permanentes no paciente. Então, é ideal que ao notar qualquer anormalidade na pele como manchas vermelhas, o indivíduo deve buscar rapidamente o especialista para investigação do caso”, afirmou.

Os Multicentros de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas são custeados pela Prefeitura e estão sob gestão compartilhada do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.

Relacionadas