Saúde

Vacinação animal contra dez doenças foi aberta nesta quinta-feira (21) aos tutores de toda cidade 

Por Redação em às | Foto: Divulgação

Iniciativa é resultado de emenda parlamentar da então vereadora Marcelle, protetora de animais e atual secretária de Sustentabilidade e Resiliência

Tutores e membros vinculados à ONG’s em defesa dos animais compareceram com seus cães de estimação nesta quinta-feira (21) no mutirão de aplicação da vacina V10 no Mercado São Miguel, Barroquinha. Cerca de 250 cachorros cadastrados previamente serão imunizados até às 16h. 

A iniciativa é uma mobilização do Projeto de Lei (PL n° 511/17) e emenda parlamentar da vereadora licenciada e protetora de animais, Marcelle Moraes junto à Diretoria Animal (Dipa). O imunizante protege contra as principais doenças que acometem os cães como cinomose, parainfluenza, adenovirose tipo 2, parvovirose, coronavirose e quatro tipos de leptospirose.

Presente na ação, Marcelle explicou que a oferta é mais uma vitória para os tutores e cuidadores do município. “Hoje se concretiza um projeto de lei que fiz enquanto estive na Câmara de Salvador e mesmo licenciada dessa função, fiz questão de estar presente, afinal de contas, sou protetora desses seres de luz. Agradeço muito a parceria com a Secretaria da Saúde pela sensibilidade em implementar essa vacina, que é extremamente fundamental na vida de todos os cães, pois é responsável pela prevenção de doenças que podem atingir os cachorros em qualquer fase da vida. Ou seja, todo cão, sem exceção, deve tomá-la”. 

O titular da pasta, Décio Martins destaca que a inserção da V10 no calendário de vacinação da capital democratiza o acesso à dose. “A prevenção das doenças evita que esse cão vá sofrer com doenças e possa vir à óbito, caso não haja um tratamento. A vacina é a solução para uma vida longa e saudável para o pet, ficamos muito felizes em contribuir para o acesso da população a procedimentos gratuitos que colocam Salvador como uma cidade avançada em políticas públicas para os animais”. 

Durante a mobilização também é ofertada a vacinação antirrábica para os cães e gatos.

Relacionadas