Saúde

Caps Garcia celebra 16 anos com alusão ao Setembro Amarelo

Por Redação em às | Foto: Divulgação

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do Garcia/Ufba celebrou, na terça-feira (10), 16 anos de atuação no acolhimento e cuidado com a saúde mental, coincidindo com o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data motiva uma série de eventos que sublinham a importância da saúde mental e a atuação contínua da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nessa missão, dentro da campanha Setembro Amarelo.

Para o gerente do Caps Garcia/Ufba, Diego Conrado, celebrar 16 anos é um marco para a instituição. “É uma trajetória transformadora de acolhimento e reintegração social. Realizamos atividades culturais, como apresentações de poesia e peças teatrais para promover a expressão e a interação dos usuários”, exemplifica.

Cristiane Lima, terapeuta ocupacional do Caps, menciona a importância do trabalho desenvolvido ao longo dos anos. “A equipe já está aqui há 11 anos. Realizamos um trabalho de cuidado ampliado em parceria com as equipes de saúde da família e outras unidades”, explica, ressaltando também a integração do Caps com a Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Usuário do Caps Garcia/Ufba, Milton Almeida, de 60 anos, fez uma apresentação de poesias para marcar a comemoração. “Estou aqui há cerca de oito meses. A arte é uma forma curativa para mim e para outros”, conta.

Paciente da instituição há 14 anos, João Rebouças apresentou uma peça teatral que retrata sobre como o Caps ajudou na própria recuperação. "A minha maior experiência é com relação à desinibição, como falar em público. Antes, eu não tinha essa habilidade, mas aprendi que é necessário dominar isso dentro de si mesmo. Não é algo que um médico ou terapeuta pode fazer por você, é algo que você precisa buscar por conta própria. Graças ao trabalho aqui da casa, desenvolvi essa capacidade. Não é só sobre medicamentos, este é apenas um aspecto. A outra parte é ter a força de vontade de querer melhorar e praticar".

A rede de Atenção Psicossocial de Salvador conta com 20 Caps e três Centros de Saúde Mental, além de um Pronto-Atendimento Psiquiátrico que funciona 24 horas. A orientação é que os interessados em acessar o Caps procurem uma unidade básica de saúde ou se dirijam diretamente a um Caps. Outras ações da campanha Setembro Amarelo podem ser acessadas no link www.saude.salvador.ba.gov.br/setembro-amarelo-confira-a-programacao-montada-pela-saude-de-salvador/.

Relacionadas