Saúde

Rodrigo Alves realiza visita técnica em UPAs de Salvador

Por Redação em às | Foto: Divulgação

O secretário municipal da Saúde de Salvador, Rodrigo Alves, iniciou a agenda desta quarta-feira (19) com visitas técnicas realizadas em três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e uma Unidade Básica (UBS) da capital baiana, com o objetivo de conhecer de perto a operacionalização do serviço de urgência e emergência fixa prestado à população.

Acompanhado pela diretora da Atenção Especializada, Lucimar Rocha, equipe técnica da Gerência Executiva de Urgência e Emergência Fixa e da Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação, Rodrigo Alves percorreu as estruturas da UPA Maria Conceição Santiago Imbassahy, no Pau Miúdo, e o posto de saúde anexo ao equipamento; bem como as UPAs Santo Antônio e Brotas.

O titular da SMS destacou a relevância de acompanhar o funcionamento do serviço. “Estou há 38 dias como secretário de Saúde e me debruçando integralmente em cada setor; e a rede assistencial entrou em minha agenda através das visitas deflagradas hoje e que estarão no foco da pasta ao longo dos próximos dias. Considero de extrema relevância entender como acontece o trabalho na ponta, as demandas do serviço, ouvir servidores e, lógico, a população, para saber o que funciona bem e pode ser replicado para outras unidades e o que precisa ser aprimorado, para adotarmos um padrão único de eficiência e qualidade dos atendimentos", pontuou.

Traduzindo em números o tamanho da operacionalização da rede de urgência e emergência da SMS, apenas em 2024 foram realizados quase 11 milhões de atendimentos nas 18 unidades 24h, envolvendo consultas com clínico geral, ortopedista, pediatras, cirurgiões gerais e equipe de enfermagem, além de exames e procedimentos. 

Rodrigo pontuou novas iniciativas e destacou o investimento feito pelo município para a operacionalização do serviço. “Estamos focados em aprimorar a gestão das UPAs. Vamos montar um Grupo de Trabalho para buscar referências em todo o Brasil de parcerias público-privadas na saúde, através da qual o sistema público continua oferendo assistência gratuita fazendo uso das ferramentas privadas, com aumento da eficácia e qualidade dos serviços prestados. Nosso foco também será na otimização de verba para o pleno funcionamento da rede. Hoje, a Prefeitura de Salvador já garante 80% dos recursos para o funcionamento das UPAs, o que equivale a quase 18 milhões de reais por mês”, afirmou.

Sobre as UPAs - Salvador conta com 18 unidades de atendimento de urgência e emergência que funcionam de forma ininterrupta, utilizando o acolhimento com classificação de risco na porta de entrada dos serviços, tanto para demanda aberta quanto para pacientes encaminhados pelo Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Móvel – SAMU 192. As unidades prestam atendimento predominantemente emergencial de baixa e média complexidade, incluindo casos de trauma. As estruturas contam com 375 leitos e atuação de uma equipe multiprofissional e interdisciplinar composta pelas categorias de medicina, odontologia, enfermagem, serviço social, nutrição e farmácia.

Relacionadas