Reforma administrativa fortalece governança e eficiência da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador
Por Redação em às | Foto: Divulgação

Garantir saúde para todos exige organização, investimento e compromisso. Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) concluiu um amplo processo de reforma administrativa, com novas estruturas e fluxos de trabalho voltados para dar mais eficiência, agilidade e transparência à gestão. Todas as mudanças foram publicadas no Diário Oficial do Município, reforçando a lisura e a legalidade do processo.
A medida se soma aos importantes investimentos realizados nos últimos anos no fortalecimento do SUS em Salvador, que já conta com mais de 220 equipamentos em funcionamento e se prepara para entregar a primeira Maternidade Municipal, um marco histórico para a saúde pública da capital.
O organograma da SMS agora é composto pelo Gabinete do Secretário, Subsecretaria e Apoio ao Gabinete, responsáveis por dar suporte institucional e administrativo às Diretorias, corpo diretivo que reúne cinco grandes áreas, que atuam em conjunto para assegurar planejamento, vigilância, assistência, avaliação, gestão de pessoas e processos em saúde.
Essa nova estrutura organizacional conta agora com:
* Gerência Executiva de Governança, Estratégia e Inovação em Saúde – assessoria vinculada ao Gabinete, criada para monitorar rotinas, práticas e processos estratégicos da Secretaria;
* Diretoria de Logística e Suprimentos – área responsável por centralizar compras e aquisições, garantindo mais agilidade, economia e controle;
* Comitê Interno de Governança (CIG) – instância criada para alinhar ações e decisões estratégicas, reforçando a transparência, a integridade e a eficiência administrativa;
* Reestruturação do Núcleo de Tecnologia da Informação (TI) – agora dividido em dois grandes eixos: Administração e Suporte e Desenvolvimento, voltado para criar soluções tecnológicas que respondam diretamente às demandas da rede de saúde.
Essas instâncias se somam às demais diretorias da SMS, fortalecendo o trabalho conjunto e tornando a engrenagem administrativa mais colaborativa, ágil e eficiente dentro das regras da administração pública. O resultado é uma governança fortalecida, que otimiza recursos e amplia a capacidade de entrega de resultados à população.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Alves, a reforma representa um passo decisivo para o futuro da saúde em Salvador:
“Estamos construindo uma gestão moderna, transparente e resolutiva, capaz de transformar dados em estratégias e estratégias em resultados concretos. Essa reforma administrativa é mais do que um redesenho de organograma: é a certeza de que a saúde de Salvador está preparada para responder aos desafios do presente e avançar para um futuro de mais cuidado, eficiência e qualidade de vida para todos os soteropolitanos.”
Com essas mudanças, a SMS reforça o compromisso de consolidar uma governança sólida, tornando a saúde municipal mais ágil, clara e eficiente, sempre em benefício da população de Salvador.