Saúde

Salvador celebra 25 anos da Estratégia de Saúde da Família com encontro histórico e novos anúncios para a saúde municipa

Por Redação em às | Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador promoveu, nesta quinta-feira (28), no Centro de Convenções, o I Encontro da Estratégia de Saúde da Família (ESF), em comemoração aos 25 anos de implantação da política pública que transformou o cuidado em saúde e ampliou o acesso da população aos serviços básicos. O evento reuniu cerca de 1.600 pessoas, entre autoridades, gestores, profissionais de saúde e convidados, em um dia de debates, homenagens e anúncios de medidas estratégicas para a gestão da saúde na capital.

A programação contou com mesas-redondas, palestras e reconhecimentos a profissionais e unidades pioneiras que contribuíram para a consolidação da ESF em Salvador, valorizando a trajetória de dedicação e compromisso de milhares de trabalhadores ao longo de duas décadas e meia. Entre os destaques, estiveram debates sobre os desafios atuais e o fortalecimento do SUS, além da presença de gestores nacionais, como o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz.

Durante o encontro, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Alves, apresentou um balanço dos 180 dias de sua gestão, ressaltando conquistas e metas para os próximos meses. Ele também anunciou medidas estratégicas para fortalecer a rede municipal, entre elas, a implantação do novo fardamento dos profissionais da saúde, garantindo identidade visual, valorização e conforto; a reorganização administrativa da SMS, para ampliar a eficiência da gestão; e a criação do Comitê Interno de Governança, responsável por propor mecanismos de integridade, transparência e melhores práticas de gestão.

Segundo o secretário, este é um marco na trajetória da saúde em Salvador: “Celebrar os 25 anos da Estratégia de Saúde da Família é reconhecer a dedicação de milhares de profissionais que transformaram o cuidado em saúde na nossa cidade. Mas este também é um momento de olhar para o futuro. Com medidas como a reorganização administrativa e a instalação do Comitê de Governança, estamos construindo uma gestão mais moderna, transparente e eficiente, voltada para oferecer um SUS fortalecido, acessível, resolutivo e humanizado para todos os soteropolitanos.”

Relacionadas