CCZ reforça ações de combate ao Aedes aegypti durante a Semana Nacional de Mobilização
Por Redação em às | Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), intensificou, nos últimos dias, as ações de combate ao Aedes aegypti e de prevenção às arboviroses urbanas. A iniciativa integra a campanha nacional “Não dê chance para dengue, zika e chikungunya”, promovida pelo Ministério da Saúde (MS) durante a Semana Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti.
Entre as estratégias desenvolvidas estão atividades educativas, inspeções em imóveis, mobilização social e ações interativas voltadas à comunidade. As equipes do CCZ vêm realizando orientações com distribuição de panfletos, jogos e quizzes sobre o tema, além de demonstrações do ciclo do mosquito, de forma lúdica e educativa, em salas de espera das unidades de saúde, abrangendo os 12 Distritos Sanitários de Salvador.
Nesta sexta-feira (7), as ações ganham destaque na região da Ribeira, onde os agentes de combate às endemias estarão em campo realizando inspeções em imóveis e pontos estratégicos, além de promover orientações educativas e mobilização social junto à comunidade local.
As atividades têm como foco principal a conscientização da população e o fortalecimento das medidas de vigilância e controle do vetor transmissor da dengue, zika e chikungunya. O trabalho envolve desde avaliações em locais com potencial de risco e aplicação de larvicidas, até a integração entre poder público e comunidade, essencial para conter o avanço das arboviroses em Salvador.
Segundo a coordenadora do CCZ, Isolina Miguez, a Semana Nacional de Mobilização é uma oportunidade importante para reforçar o engajamento da sociedade na luta contra o mosquito.
“O enfrentamento ao Aedes aegypti depende do envolvimento de todos. As ações do CCZ têm caráter contínuo, mas momentos como este servem para ampliar o diálogo com a comunidade, fortalecer o papel dos agentes e mostrar que atitudes simples — como eliminar a água parada e manter os reservatórios bem tampados — fazem toda a diferença para proteger a saúde de cada soteropolitano” , destacou.
Verão sem Mosquito
Paralelamente à Semana Nacional de Mobilização, o município, através do CCZ, também executa o Plano Verão sem Mosquito, iniciado em outubro e que seguirá ativo até março de 2026.
Diversos locais — como escolas, terminais, hotéis, unidades de saúde, condomínios, museus e colônias de pescadores — estão recebendo inspeções e tratamento realizados pelos agentes de combate às endemias. As ações incluem ainda mobilização social, caminhadas e atividades educativas, reforçando o papel da comunidade no enfrentamento às arboviroses.
As iniciativas reafirmam o compromisso do município com a prevenção e o controle das arboviroses. O CCZ ressalta que o sucesso dessas ações está diretamente relacionado à colaboração da população, que deve eliminar objetos e reservatórios que acumulem água e manter os ambientes limpos e bem cuidados.
Denúncias ou informações sobre possíveis focos do Aedes aegypti podem ser registradas por meio do Fala Salvador, pelo telefone 156, ou através do site www.falasalvador.ba.gov.br.
