Saúde

Julho Amarelo: Prefeitura de Salvador garante assistência integral aos pacientes com hepatites virais

Diagnóstico precoce é fundamental para quebrar cadeia de transmissão do vírus

Por Redação em às | Foto: Divulgação

Dados da OMS – Organização Mundial da Saúde estimam que apenas uma em cada 20 pessoas com hepatite sabe que tem o vírus. O órgão global projeta ainda que cerca de 400 milhões de indivíduos estejam infectados pelos vírus das tipologias B e C em todo o mundo. Nesse sentido, o incentivo ao diagnóstico precoce é fundamental para parar a cadeia de transmissão da patologia.

 

O pintor Aloísio Santos, de 33 anos, aproveitou a consulta com o clínico geral no Multicentro de Saúde Carlos Gomes, em Salvador, para fazer um teste rápido. “Aproveitei que já estava aqui na unidade para fazer o exame. É importante para cuidar da nossa saúde e também de outras pessoas, porque a gente pode acabar transmitindo sem saber que está contaminado. Todo mundo deveria fazer esse teste”, declarou.

 

Durante o mês de julho, os Multicentros Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas intensificam as ações de incentivo ao diagnóstico das hepatites. As atividades fazem parte do Julho Amarelo, campanha nacional que reforça as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

 

Prevenção

 

De acordo com a médica hepatologista do Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas, Kleyse Farias, a prevenção é a melhor forma de evitar as hepatites virais. Para evitar a doença é importante adotar medidas como vacinação, que estão disponíveis para hepatite A e B na rede pública de Saúde, uso de preservativo nas relações sexuais, bem como evitar reutilizar materiais perfurocortantes de uso único, como agulhas.

 

“Dessa forma é possível evitar o desenvolvimento da hepatite, que é uma doença caracterizada pela inflamação no fígado que aumenta o risco da pessoa desenvolver câncer no fígado e cirrose, por exemplo”, afirmou a médica.

 

Diagnóstico precoce

 

Nos Multicentros de Saúde de Salvador e nas unidades básicas de saúde da rede municipal é possível realizar os testes rápidos com diagnóstico para hepatites virais em até 30 minutos. Os exames podem ser feitos de segunda a sexta-feira, exceto aos feriados, das 8 às 17 horas, por demanda espontânea e hora de chegada.

“A testagem é feita de forma ágil, com todo o sigilo e discrição do paciente e, também, com alta taxa de confiabilidade. É um procedimento simples e muito importante para quebrar a cadeia de transmissão do vírus”, explicou Junolia Batista, enfermeira do Multicentro Vale das Pedrinhas.

 

Assistência integral

Os pacientes com o resultado positivo realizam novos exames confirmatórios e são encaminhados para os ambulatórios especializados na assistência integral ao portador de hepatites. Os ambulatórios ficam dentro dos Multicentros Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas, que oferecem ainda atendimento médico multidisciplinar e medicamentos para o tratamento. O SEMAE – Serviço Municipal de Assistência Especializada, no Multicentro Liberdade, também acolhe os pacientes com o agravo.

Cerca de dois mil pacientes são acolhidos nas unidades especializadas. Além dos testes rápidos, ao longo deste mês, os profissionais de saúde realizarão a sensibilização dos usuários dos serviços quanto à importância da vacinação e outras medidas preventivas.

“Estamos intensificando a realização dos testes rápidos para identificação precoce dos portadores do vírus, bem como, o encaminhamento imediato para o tratamento dentro da nossa rede própria. Estaremos mobilizados ainda na ampliação da cobertura da vacina para as pessoas que não estão imunizadas em nossa cidade”, explicou Laila Morbeck, enfermeira do Multicentro Carlos Gomes.

Relacionadas